Loading....

Doutor Gero: uma vida dedicada à vingança (capítulo XIX)

 

                       Capítulo XIX: O homem no espelho, parte II - ante o túmulo do Doutor Gero

Dois anos se passaram desde que o terrível Madžin Buu foi vencido. É o ano 776 de nossa era. Dias de paz transcorreram desde que o monstro rosado (que reduziu o Planeta Terra a poeira cósmica) foi vencido. Novos inimigos, ao que tudo indica, não deram sinais de vida desde que ele foi vencido.

Certa vez, a família Briefs fez uma viagem nas cercanias do local onde no qual se situava a rede de laboratórios secretos do Doutor Gero. É um local bem desabitado, no qual poucas pessoas vivem. Lá estão o senhor e a senhora Briefs, assim como Bulma, Vegeta e o jovem Trunks. Ao passar por essa área depois de quase 10 anos, Vegeta invariavelmente se lembrou da batalha contra os androides e o momento no qual os androides 16, 17 e 18 foram ativados.

E algo chamou muito a atenção de todos, em especial do Doutor Briefs: dois túmulos em uma clareira rodeada por árvores altas e mais um declive que dá acesso a uma elevação montanhosa. Quem será que está enterrado neles?

Movido pela curiosidade, todos vão ver quem está enterrado no local. E eles descobrem, por meio do que está escrito nos jazigos, que as pessoas ali enterradas são velhas conhecidas não só de Vegeta e Bulma, como também do senhor e da senhora Briefs: o Doutor Gero e sua esposa Geraz.

Vegeta não acredita no que vê. Afinal, ele viu com os próprios olhos o Doutor Gero durante a luta contra os androides 19 e 20 e o viu ser morto pelas mãos do androide 17. “Mas como é possível, eu vi esse velho miserável sendo morto pelo 17! Não tem como o corpo dele estar aqui! Fora que o meu filho do futuro reduziu o laboratório a nada”, diz o príncipe dos saiyanos, com as lembranças das batalhas do ano 767 vindo à tona.

Bulma, que viu o Doutor Gero de relance na batalha contra os androides, responde ao marido da seguinte maneira:

Bulma: “É só usar um pouco o raciocínio, Vegeta. Nós vimos o Doutor Gero em sua forma cibernética, o androide 20”.

Vegeta: “Sim, lembro-me muito bem desse detalhe. Mas aonde você quer chegar com isso?”.

Bulma: “Muito simples. Que o que está ai enterrado talvez seja o corpo humano dele, antes de virar o androide 20”.

Vegeta (boquiaberto e surpreso): “Então quer dizer que o Doutor Gero... livrou-se do próprio corpo humano dele depois de se transformar em androide?”.

Bulma: “Pode parecer mórbido e até macabro pensar nisso. Mas sim, é isso mesmo, por incrível que pareça. Presumo que ele queria viver eternamente, dado que ele já deveria ter certa idade quando efetuou a transformação em androide”.

Ao ver que está diante do túmulo de um velho amigo com o qual se desentendeu posteriormente, o Doutor Briefs, invariavelmente, se emociona e até derrama algumas lágrimas de seus olhos. A Senhora Briefs idem, ao ver que lá também está enterrada Geraz, com a qual teve amizade há muitos anos. Bulma e Vegeta não gostam nem um pouco da cena que estão vendo no presente momento.

Bulma: “Papai, não acredito que você está chorando diante do túmulo desse cientista lunático que colocou a Terra em risco!”.

Vegeta: “Era só o que faltava. Sem comentários...”.

O Doutor Briefs então explica à filha e ao genro sobre toda a história envolvendo ele e o Doutor Gero, uma história que remonta aos tempos da faculdade do presidente da Corporação Cápsula.

Doutor Briefs: “Sim, é verdade, o Doutor Gero era um louco. Mas, bem ou mal, um dia ele foi meu amigo. Desentendi-me com ele, e seguimos caminhos diferentes um do outro. Discordei dos caminhos que ele trilhou, mas sempre tive certo respeito por ele pela nossa amizade pregressa. E é inevitável eu me emocionar ao vê-lo depois de muitos anos em seu local de descanso eterno”.

Percebe-se que o senhor e a senhora Briefs têm uma reação mista ao estarem diante do jazigo onde estão enterrados Gero e Geraz. Por um lado, o sentimento de que estão diante de duas pessoas que trilharam um caminho que eles, por convicções pessoais, não aprovam. Mas por outro, as lembranças da amizade pregressa entre eles veem à tona, assim como do fato de que depois que se desentenderam os dois nunca mais se viram em vida.

E, no fim das contas, ao ver o Doutor Gero e sua esposa em seu local de descanso eterno, o Doutor Briefs invariavelmente se lembra da última conversa que teve com ele. E, após refletir um pouco, chega à conclusão de que agora entende o motivo pelo qual ele aderiu ao Exército Red Ribbon e trilhou o caminho que trilhou a partir daquele ponto.

Doutor Briefs: “Confesso a vocês que durante muito tempo o julguei e o condenei pela escolha que ele fez para a vida dele”.

Senhora Briefs: “Mas agora que estamos diante do local de descanso eterno deles, a situação é diferente”.

Doutor Briefs: “E agora que estou diante do local de descanso eterno dele, bateu certo peso na minha consciência, sabem?”.

Bulma: “Papai, não acredito que você está com um peso na consciência por causa de um cara desses?!”.

Vegeta: “O homem que criou o Cell e outras aberrações cibernéticas não merece esse tipo de sentimento da parte de vocês!”.

Então o Senhor e a Senhora explicam à filha, ao genro e ao neto que antes da adesão ao Red Ribbon, o Doutor Gero passou por dias muito difíceis após se formar da faculdade e que ele só foi encontrar o emprego de que tanto precisava justamente na organização comandada por Red. E que agora que eles vêm as coisas de modo mais claro entendem não só o motivo pelo qual o motivo pelo qual Gero aderiu ao Red Ribbon, como também o motivo pelo qual ele almejou tanto vingar-se de Goku após o fim da organização comandada pelo comandante Red e que em determinada época era uma das principais concorrentes da Corporação Cápsula no mercado de venda de veículos (embora, obviamente, continue achando que ele fez uma escolha ruim).

“Confesso a vocês que se eu estivesse na mesma situação dele, eu teria tomado a mesma decisão”, conclui Briefs, que diz que agora é a hora de o mundo científico da Terra do Universo 7 parar de desperdiçar tantos jovens talentos por causa de coisas como pedigree e capital de relações familiares. Para que, entre outras coisas, histórias como a que o Doutor Gero viveu não se repitam uma atrás da outra. Será Briefs capaz de mudar essa situação, ou a oposição a tal mudança falará mais alto?

1 Comentários

  1. Escolhas geram consequências...
    Por outro lado, erros estruturais de uma sociedade corrompida geram revoltados...
    Principalmente, àqueles que, diante da mediocridade vigente , possuem um diferencial , um talento raro,como os gênios...

    Como Gero ...

    Triste constatação!

    ResponderExcluir