Loading....

Regras para Fictors Mindstorm


 

Fala pessoal, beleza! É inegável o crescimento do Mindstorm nesses mais de três anos de existência, e com isso, a imensidão de títulos postados no blog pelos autores tanto novos como os mais antigos cresceu. Os comantários se tornaram cada vez mais presentes na vida dos nossos autores e a circualação de visualizações está aumentando a cada dia.


Pensando nisso, será impossível seguir com o blog crescendo sem que hajam regras mais claras e explicitas de comportamento do nossos autores, afim de dar espaço e possibilidades iguais a todos que aqui participam. Sendo assim, a partir de hoje, quinta-feira, dia 21/09/2023, vamos criar, aplicar e fiscalizar algumas regras, visando um melhor proveito do blog para todos.


1 - SOBRE AS POSTAGENS

1.1 - Cada fictor, tem a liberdade de postar até três episódios de seu título por semana. 

Se o fictor tem um ou mais títulos rodando, o ideal seja que ele poste em, no máximo, três dias na semana(ou duas vezes por semana se for melhor o entendimento), dias esses que ele(o fictor), julgar melhor. 

Por exemplo: O foctor Norberto Silva possue os títulos. Domínio Mitico Cicatrizes, Domínio Mitico Guerra na Sarjeta, Mindstorm 3000 e Estação Chronos.

 

Como o Norbeto podera fazer três postagens por semana, ele terá que postar até  três títulos, ou seja, um Guerra na Sargeta e um Mindstorm 3000 ou um Cicatrizes e um Estação chronos, ou três episodios do título que ele escolher. Enfim, ele pode postar três epsiodios, sendo um de cada título ou os dois do mesmo título, porem, até duas postagens. Em resumo, cada fictor poderá fazer duas postagem por semana. 

Caso haja mais de três postagens de um unico autor no intervalo de uma semana, essa postagem será convertida em rascunho e só será liberada na semana seguinte.

Essa medida será tomada no intuito de dar espaço na tela inicial do blog para todos, pois como todos devem saber, dificilmente as pessoas avançam além da terceira tela de um site. Em pesquisas, foi constado por exemplo, que no Google, as pessoas acessam com mais frequencia a primeira e no máximo, segunda tela de pesquisa. Após isso, se não encontrarem o que querem, elas mudam de pesquisa. Assim é com o Blog também. Nesse caso, se cada um fizer sua postagem respeitando a quantidade a se postar na semana, terá seu episodio e/ou título em evidencia por mais tempo. Uma outra vantagem disso, também, é dar tempo para que os expectadores consigam ler e absorver o conteudo postado. 


1.2 - Sempre utilizar os marcadores disponíveis, ou criar novos marcadores, obedescendo sempre a ordem de autor, Obra ou Obra e autor se preferir.

Por exemplo, se eu fizer um post, devo colocar  nos marcadores o meu nome(autor), e o nome de minha obra(fic que estou postando). Conforme imagem abaixo.

Nunca faça uma postagem sem utilizar os marcadores, pois são eles que fazem com o que o blog tenha a capacidade de listar todas as postagens de um unico autor, ou de um unico título. Ao final de toda a postagens os marcaadores são exibidos e se o usuário clicar neles, com o intuito de encontrar mais de seus títulos por exemplo, se os marcadores forem aplicados de forma correta, todos eles aparecerão para o usuário como mostra as imagens abaixo.



1.3 - Sempre utilizar imagens de Capa em suas postagens.

Nunca, nunca, em hipotese alguma, faça uma postagem sem que possua a imagem de Capa. Imagens de capa na maioria das vezes é a porta de entrada para que outras pessoas leiam seu texto. É essa imagem que normalmente vende sua saga, sua historia, sua série! Lembrando que o ideal da imagem de capa, é que eles possuam essas dimensões listadas nas imagens abaixo.



Sempre utilize uma imagem de capa. Caso você não a tenha, e/ou não saiba como produzi-la, você pode contar com vários outros membros do Mindstorm que podem te ajudar com esse passo.


1.4 - Evite copy paste(copiar e colar) textos de outros sites. 

O ideal para postagens no blog, caso você tenha que copiar o texto de outros sites onde sua fic ja foi postada, é que esse texto, primeiro seja copiado para um bloco de notas, e depois jogado no blog. Esse procedimento evita que códigos html escondidos no texto de outros sites, sejam inseridos no blog gerando quebra de linhas desnecessárias ou até mesmo quebrando a tela home do site fazendo outras postagens desaparecerem. Utilize ao máximo, fontes, cores, e tudo que o próprio blog disponiobiliza na barra de ferramenta na hora de suas postagens.


2 - SOBRE COMENTÁRIOS

2.1 - Procure ler o trablaho de outros fictor dentro do blog

Além de ser um ótimo exercicio para a criatividade, pois aqui você terá contato a diversos estilos, você ainda pode usar isso para que outros fictor tenham interesse pelo que você escreve, através de seus comentários. O que nos leva a regra 2.2.

2.2 - Comente os textos que você ler.

O que muitos de nós queremos aqui é que nossos textos sejam lidos e comentados pelos que leem. Os comentários servem não só de incentivo para quem escreve como também de area de debate sobre as coisas que acontecem nas historias, o que enriquece ainda mais os escritores, que com isso, identificam seus erros e acertos e aprendem uns com os outros.


3 - SOBRE DIVULGAÇÃO E PARTICIPAÇÃO(regras não obrigatórias)

3.1 - Faça uma divulgação por semana do blog em suas redes sociais.

No inicio do blog, a ideia era que o Mindstorm fosse um blog onde todos os participantes tivessem seus trabalhos divulgados por nós(Lanthis e eu), porem, temos tantos autores, que essa divulgação fica impossível sem a colaboração de todo mundo. Nesse caso, nós pedimos para que cada fictor aqui presente, faça uma divulgação por semana em sua rede social, de sua historia postada aqui, do nome do blog ou ainda das historias de outro fictor caso esse julgue merecer. Lembre-se que as maiores visualizações de títulos, são as que tem suas divulgações feitas em redes sociais. Segue um exemplo abaixo.


Lembre-se sempre que pra cada divulgação feita por um fictor do blog, todos os textos ganham. Então se você divulgar o seu trabalho com o link do mindstorm, eu ganho visualização com isso, o Lanthis ganha, o Norberto e todos os outros. Por isso a divulgação é muito importante para que o blog continue colhendo cada vez mais e mais leitores, e cada vez mais e mais escritores.

3.2 - Participe dos eventos sempre que for possível ou de seu intersse.

Vira e mexe o Norberto Silva sugere e organiza eventos de escrita dentro do Mindstorm. Dentre os mais bem sucedidos podemos citar o Tokusatsu Z e o agora recente Mindstorm 3000. Sempre que houver um evento nessa pegada, participe, saia da sua zona de conforto. Geralmente esses exercicios servem para experimentarmos outras coisas, outras formas de escrita, outros tipos de personagens que, ou não estamos acostumados a trabalhar, ou sempre quisemos fazer diferente mas nunca tivemos oportunidades. Participação também é a alma do negócio.


4 - PÁGINAS DE OBRAS PUBLICADAS

4.1 - Quando minha série fica disponível nessa página?

Toda e qualquer série que não pertencer a algum projeto especifico ficará disponível na página de obras publicadas a partir do terceiro capítulo, ou seja, a obra precisa ter pelo menos três episódios postados para ter o direito de ser inserida ali. A ideia da página de obras publicadas é disponibilizar para o usuário leitor, de maneira rapida e atrativa, todas as obras que constam no Mindstorm. Aqui sua obra será encontrada com mais facilidade.

4.2 - Banner em destaque na página de obras publicadas

Para ter sua obra divulgada no banner principal da página de obras publicadas é preciso seguir as seguintes regras


4.2.1 - Parâmetros para a inserção das imagens no banner principal da tela Obras Publicadas:

As imagens devem seguir o tamanho padrão de 1920 x 1080



O conteúdo principal da imagem, ou seja, informações que o autor gostaria que ficasse em destaque devem ser montadas dentro da área limite demonstrada na imagem acima. Cenários e outros elementos podem ser distribuídos conforme vontade do autor.


Por que isso?

Como a página é responsiva, a ideia é que a informação da sua imagem não se perca conforme o usuário, ou vá redimensionando a página, ou abra em um tablet ou celular. Manter seus personagens e outras informações que você acha imprescindível na imagem como logos, personagens, etc…, vai evitar que sua imagem apareça com a cabeça dos personagens cortadas, por exemplo.


4.2.2 - Dos elementos da imagem

Se houverem logos na imagem, dê preferência a mantê-los mais para o lado direito da imagem para que o mesmo não seja sobreposto pelo texto da sua sinopse que aparecerá no site.

Não escreva na imagem títulos, textos ou quaisquer outras informações que sejam em formato de texto. O nome da sua série/historia, será disponibilizado automaticamente pelo site.



Seguem dois exemplos:




4.2.3 - De séries em andamento:

  • As séries precisam ter no mínimo três episódios postados.
  • Séries incompletas com mais de dois meses de ausência de postagens automaticamente perdem o direito de serem adicionadas à lista para aparecer no banner principal.
  • Caso a série esteja no banner, mas já estiver com atraso de mais de dois meses na postagem, essa será retirada ou substituída.
  • Caso essa série parada a mais de dois meses seja retomada, será exigido novamente o mínimo de três episódios a partir de onde a série parou.


4.2.4 - De séries completas:

  • Séries completas ganham direito automático de estarem no banner principal se:
    • O autor assim desejar
    • O autor cumprir os parâmetros desejados para inserção da imagem


4.2.5 - De histórias fechadas(episódio único)

  • As histórias fechadas ganham direito automático de estarem no banner principal se:
    • O autor assim desejar
    • O autor cumprir os parâmetros desejados para inserção da imagem

4.2.6 - O que o autor precisa disponibilizar?

  • Imagem no tamanho de 1920px X 1280px 
  • Nome de sua série/historia
  • Nome do autor
  • Sinopse de sua série/história contada em no máximo 500 caracteres.
  • Link da página da série no Mindstorm

Você pode encontrar o link de sua série clicando em obras publicadas, em seguida clique na sua série. Quando a página se abrir, copie o link que aparecerá na sua barra de endereço.


Todas essas informações devem ser disponibilizadas por e-mail. Não em grupo, não em whatsapp e nem no particular. Por e-mail.


Você deve enviar suas imagens, sempre para os seguintes emails(para os dois)

mindstormpro@gmail.com, rodrigoljpereira@gmail.com 



Obs: Vale lembrar que a aparição das imagens acontece via programação e de forma completamente aleatória, ou seja, eu não tenho qualquer controle sobre isso. A ideia aqui, é dar oportunidade de destaque para os títulos e não para o autor em si. Sendo assim, todas as obras que aqui estiverem terão chances de aparecer a cada acesso do usuário. Toda e qualquer imagem que não estiverem dentro dos parâmetros exigidos serão enviadas de voilta para o Autor através de e-mails, solicitando o ajuste.


0 Comentários