Loading....

Urban Rangers SP -Origens - Spin-Off Especial - Capítulo 7

 


07 - Gentaro Tsubayashi

Agora não resta dúvidas...

Após 6 capítulos contando sobre as origens dos cinco membros originais e sobre o time reserva, a pergunta feita na sinopse fica bem fácil de responder...

Filho feio ,sim, tem pai!

E esse pai tem nome e sobrenome: Gentaro Tsubayashi!

Um empresário de sucesso na direção de suas empresas e, ao mesmo tempo,  um estrategista precipitado e inconsequente no que seria e é o projeto de sua vida.

Os erros dele são tão evidentes que, por mais esforço mental que se faça, fica impossível tecer uma linha sequer  em sua defesa.

Absolutamente , não dá!

Por todo lado que se  olhe ,por todo o ângulo que se concentre, todos os caminhos levam a uma mesma direção : Gentaro Tsubayashi.

A pergunta que não quer calar é:

Por que Gentaro, no auge dos seus 60 anos, cometeu um erro tão primário e grotesco como o processo de implantação e montagem de uma equipe tão desunida e descompensada como foi os Urban Rangers SP?

Por que ele não ouviu os apelos sensatos de Keiko Yurita, e fez uma aposta extremamente infeliz em escolhas totalmente equivocadas?

Como ele permitiu que um projeto de sucesso em Nova Iorque, desandasse em São Paulo?

Embora seja difícil, as próximas linhas ,tentarão, de alguma forma,  entender como tudo aconteceu sobre a perspectiva do diário de Tsubayashi, um hábito que sempre mantivera, dada a sua dificuldade de expressar seus sentimentos e que foi escrito em tom de desabafo, após os lamentáveis acontecimentos que acarretaram na dissolução da equipe original ,na  tentativa de formar uma outra equipe totalmente modificada.

Vamos ao que ele escreveu:

 

Minha querida Neguti...

Minha filha Noriko...

 Me perdoem...

Eu estou envergonhado...

Não consigo sequer olhar o retrato...

Não consigo encarar vocês...

Onde quer que estejam, me perdoem! Eu imploro!!!

Está difícil olhar pra vocês...

Peço licença para colocar a imagens de vocês, minhas queridas, de costas pra mim...

Se não, não conseguirei prosseguir...

E eu preciso desabafar...

Nem que seja com um mísero diário de papel...

Afinal, o papel aceita tudo e não fará objeção as minhas sandices...

Cadê o meu cigarro?...

Ah...achei!

Esse é o “amigo” que me restou...

A verdade é que eu me perdi...

Eu me perdi nos meus devaneios...

Na minha arrogância...

Na minha falta de fé...

Eu assumo!

Não tenho o direito de culpar a ninguém por isso...

Ninguém!

Por que não dei ouvidos, a quem sempre correu junto comigo?

O que importa, isso agora, Gentaro?...

O que está feito, está feito!

Não volta...

Não voltará...

Assim como vocês ...

Neguti...

Noriko...

Vocês, que eram a razão do meu viver ...

Eram tudo pra mim...

Maldito ônibus...

Por quê?...

Nunca mais me recuperei...

Se não fosse o nosso filho Tsuneji, eu sucumbiria...

É ele que mantém tudo isso de pé...

Foi ele que me fez acreditar que era possível realizar um  sonho que não era somente meu...

Um sonho que era de vocês também, minhas queridas...

Um sonho que eu nem sei se vale a pena prosseguir após esse vexame...

Um sonho que se iniciou lá atrás...

Ainda nos anos 80...

Quando nossa residência foi atacada por um alienígena e um Esquadrão nos salvou...

Lembra-se, Neguti ?

Ali nasceu aquele sonho...

Ter condições para um dia  formar o nosso esquadrão...

Eu digo nosso, porque vocês, sempre acreditaram que seria possível...

Ainda que o mundo todo fosse contra...

Juntos, formamos o nosso império...

E vocês não estão aqui, pra presenciar o que seria a realização desse sonho...

Melhor assim...

Eu não suportaria vê-las sofrendo com esse vexame”...

Gentaro dá uma pausa na escrita.

Desata o nó da gravata, dá três baforadas em seu cigarro , pega um lenço,enxuga algumas lágrimas, respirando fundo...

Em sua mesa, providencialmente havia uma pequena garrafa térmica de café e uma garrafa de água.

Preferiu tomar um gole d’água..

Aquele assunto mexia com o seu mais íntimo ser...

Com a sua dor...

Sempre centrado, sisudo e rígido, aquela imagem de Gentaro não combinava com ele...

Nem Keiko,  alguma vez na vida, o vira assim...

Era um Gentaro desconhecido...

Tomando coragem , ele retoma a sua escrita:

 

Minhas queridas...

Eu não sei porque ,mas...

Por que ,nesse momento tão  difícil eu não consigo deixar de pensar em vocês?...

Será que vocês querem me dizer alguma coisa?

Impossível...

Vocês não estão mais nesse plano...

Aliás, eu não acredito mais em nada...

Nem que exista vida após a morte...

Um plano espiritual ...

A vida é um nada...

E o nada permanece...

É só um ciclo mecânico e infinito...

Nascer, crescer, se reproduzir e morrer...

Bobagens que os homens inventam...

Vãs filosofias...

E eu me afastei da espiritualidade, tão logo perdi vocês...

Buda...

Um grande mentiroso...

Como pude dedicar anos da minha vida numa crença errática como essa?

Não posso alimentar uma mentira só pra dissimular ou aprisionar dentro de um recipiente, a minha dor...

Essas tolas  explicações filosóficas só servem pra tentar consolar, quando, na verdade só encobrem um sofrimento sem respostas...

Não aceitei  e não aceito e nunca irei aceitar a partida de vocês...

Não foi justo!....

Éramos tão felizes !

Neguti...

Noriko...

Tsuneji...

Minha revolta foi algo surdo e mudo para o mundo em meu redor...

Eu segurei dentro do meu peito...

Mas, ela está aqui...

Forte...

Nesses anos, minha única motivação era poder ser o líder de uma equipe de policiais de elite...

Que era o que me restou...pois, era algo que você sempre acreditou...

Minha amada Neguti...

E só consegui fazer, pois nosso filho, assumiu as rédeas do Grupo Tsubayashi...

Se fosse por mim, já teria entregue os pontos...

Engraçado...

Os Urban Rangers e a própria Keiko devem achar que eu sou sempre daquele jeito...

Frio...

Irascível...

Poderoso...

Se eles soubessem...

Por trás daquele personagem criado existe um ser atormentado...

Para as pessoas ao meu redor só existe o viúvo , o empresário dono de um império...

Pra mim, só o vazio...

Só estou a frente do projeto Urban Rangers, para manter a aparência que ainda comando alguma coisa...

Quem comanda tudo é o Tsuneji...

Eu sou uma figura decorativa...

E mesmo assim ,eu falhei...

Escolhi mal...

P... (Palavrão , impublicável)!!!

Minha intuição sempre foi o meu forte!

Não cheguei onde cheguei se não fosse por ela...

Como fui perder o “timing” desse jeito?

Como pude ter enferrujado assim?

Será que desaprendi?

Não tem como culpar esses jovens...

São vítimas do meu delírio...

Do meu sonho de grandeza...

A culpa é minha...

Toda minha...

Cada um deles tem seus traumas...

Se eles não conseguem lidar com seus próprios dilemas pessoais, como conseguiriam se harmonizar em uma equipe?

O relatório da equipe de psicólogos me alertou...

Keiko me alertou...

E eu ,mesmo assim, apostei...

Márcio , um cara sem confiança em si mesmo...

É bom no que faz, mas pra ele sempre falta alguma coisa...

Isso o paralisa...

Bruno, um revoltado com a vida...

Acha que na força ,ele conseguirá se vingar das injustiças ocorridas em sua história...

Tenta se mostrar forte, mas é um fraco...

Thomáz, um narcisista preocupado consigo mesmo...

Tudo o que faz ou pensa, é em função da imagem...

Ou, melhor...devo dizer...

Da auto-imagem...

É como um balão que murcha à primeira adversidade ...

Solange, não sabe lidar com os seus problemas familiares e transfere suas dores para o imediatismo ilusionista das sensações físicas...

Hanny, é o arquétipo da hipocrisia...

Além disso, tenta mostrar uma força que, de fato, não tem...

Jamais possuiu...

Talvez seja a mais vulnerável de todas...

Seus pais , bem que tentaram...

Sou testemunha...

Mas, ela se prendeu a uma bolha criada por ela mesma...

Não sairá dela tão cedo...

Marcos, um líder nato!!!

Correto e justo, mas mesmo assim, tem um desafio hercúleo daqui pra frente...

Não será fácil...

Mas, confio nele...

Ele é uma ilha de bom senso...

Esse foi um acerto...

Mesmo assim, foi uma escolha de Keiko...

Não minha...

Por fim , Desirée e Toufik, estão no caminho certo, mas ainda não estão maduros o suficiente...

Eles precisam a aprender a andar com as suas pernas...

São muito dependentes da liderança de Marcos...

E Marcos tem prazo de validade para ficar em São Paulo...

Ele ,em breve ,deverá assumir o seu posto no Rio...

Ah...o Rio!!!

Vejo que Keiko e Marcos estão fazendo um trabalho muito melhor do que eu fiz aqui...

Muito mais coerente...

Muito mais cuidadoso...

Novamente, vejo o quão ultrapassado me tornei”...

xxxxxx

Uma nova pausa...

Novas baforadas em seu cigarro, acompanhados dessa vez de um copo descartável de café...

Gentaro era o sinônimo do abatimento. 

Ele dá uma rápida lida em tudo o que o seu coração pediu pra escrever...

Falando pra si mesmo, em seu escritório vazio e iluminado com uma luz de um abajur sobre a mesa, Gentaro diz:

-Quem dera, tudo o que escrevi, fosse ouvido por alguém...

-Bobagem...Gentaro!...

-Quem se importaria com um velho lunático como eu?

Gentaro precisava tomar um ar...

Nem ele estava suportando o peso, daquilo que se tornou a sua vida...

Daquilo que se tornou o seu sonho...

Gentaro vai até a janela...

Olha em direção ao planalto da Paulista, distante dali, alguns quilômetros...

Toda iluminada, com luzes artificiais da metrópole...

O trigésimo quintar andar , permitia aquela visão...

De repente, um pensamento estranho toma-lhe a mente:

Só com o esforço prolongado e sinceridade, disciplina e autocontrole, o sábio se torna como uma ilha, que nenhuma enchente consegue inundar”...

Seguido de um outro ,mais estranho ainda:

“Se o telhado for mal construído ou estiver em mau estado, a chuva irá entrar na casa; assim como a cobiça facilmente entra na mente se ela é mal treinada ou se está fora de controle”

Em seguida, outro:

“Todas as coisas complexas estão condenadas à decadência”...

-O que é isso?  - o próprio Gentaro se assusta com o eco provocado por sua voz .

Aquelas frases, vindas assim do nada, mexem com Gentaro...

Eram frases ditas por sua amada Neguti, quando Gentaro se encontrava naqueles dias em que ficamos desmotivados.

Tenso, Gentaro se dirige uma estante.

Parecia procurar por alguma coisa...

Até que achou...

Um livrinho com frases de Buda...

Embora não cresse mais naquilo ,ele não se desfizera do livrinho , pois foi um presente de sua amada esposa.

Assim que abriu ,num novo susto:

Uma frase daquelas que são uma verdadeira pancada no estômago:

“Em nossas vidas, a mudança é inevitável. A perda é inevitável. A felicidade reside na nossa adaptabilidade em sobreviver a tudo de ruim”...

Ao folhear o livrinho ,algo escrito a caneta que desestabilizou Gentaro de vez ...

Querido...

O rio segue o seu curso infinitamente...

A água de ontem , não é a de hoje e não será de amanhã...

Elas não voltam...

Seguem sempre em frente...

Assim como o rio,assim é a nossa vida...

Olhe sempre pra frente...

Siga o seu caminho...

Com amor...

Neguti”...

Eram letras delicadamente escritas...

Gentaro nem se lembrava mais delas...

Mas, elas estavam lá...

O tempo não havia apagado...

Aquela doce lembrança deu um acalento ao seu coração...

Ele coloca o livrinho sobre o peito..

Incrivelmente, ele sentiu uma paz interior que há muito ele não sentia...

Ele poderia jurar que até o seu escritório estava com um cheiro diferente.

Um cheiro suave...

Gentaro, se dirige ao seus aposentos, instalados naquele andar...

Depois de anos,ele conseguiu dormir sem a ajuda de remédios.

Velando o seu sono, uma senhora e uma criança de sete anos...

Ambas, de mãos dadas, olham-se por alguns segundos e fazem um gesto com a cabeça...

Aquela senhora diz:

-Noriko...Seu pai precisa de amor!

-Já que nos foi concedido, aproveitemos essa oportunidade...

A criança responde:

-Sim, mamāe...

 

No dia seguinte ,Gentaro acorda diferente...

Até Keiko notou, embora não manifestasse...

Um renovado Gentaro, se mostrava com disposição e energia há muito não observada.

Nem parecia que na noite anterior ele era a imagem do fracasso...

Essa mudança repentina ficou mais evidente,na reunião da tarde com Marcão do Alemão, Desirée, Toufik e alguns acionistas.

O mundo parecia cair sobre a cabeça do grupo Tsubayashi.

Reerguer os Urban Rangers não seria uma tarefa fácil.

Os acionistas estavam desconfiados e reticentes com a continuidade do projeto.

Mas, no entanto, Gentaro não parecia se importar...

O que poderia ter acontecido? Ele não é assim “ – Keiko chegou a cogitar.

Certamente , no plano espiritual ,a senhora Neguti e a pequena Noriko tinham as respostas... 




 

 

 

 

 

 

 


2 Comentários

  1. Senhor Gentaro tem uma história triste por detrás de tudo... Realmente o que aconteceu com ele tira toda e qualquer racionalidade em alguns momentos e, em muitos casos te remove inclusive a vontade de continuar, não tenho qualquer dúvidas disso, mas como ele mesmo disse, porque não ouviu a tantos conselhos que lhe diziam para ir em um sentido e ele acabou indo em outro... O que o motivou a trilhar tais ideias, tais decisões sendo que muitos o avisavam pra seguir em outra... Realmente ainda há muito para ser explicado sobre a conduta de Gentaro, porém, uma coisa é fato sem sombra de dúvidas... De todos, o maior culpado de tudo que aconteceu, foi ele, sem dúvida alguma! Parabéns pelo trabalho meu amigo, foi muito bem feito e trabalhado, mandou bem pra caramba, parabéns! \0/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Lanthys!
      Encerramos essa fase de Urban Rangers, contando um pouco da vida pregressa do mentor dessa malfadada equipe.

      Assim como os membros da equipe, ele também tem muitas dores e traumas a serem vencidos.

      No entanto, como bem observado por ti, não há desculpa pra ele.

      Ele é o grande responsável por todo o fiasco dos Urban Rangers.

      Nada justifica sua teimosia e arrogância!

      Depois dessa fase,Urban Rangers, voltará em breve( espero) totalmente remodelado.

      Daremos início ao difícil processo de reconstrução.

      Conto com seu apoio de sempre!

      Gratidão!

      Excluir