Loading....

Os irmãos Stroheim - Geese Howard e Wolfgang Krauser (capítulo VII)

 


                                                Capítulo VII - A aurora de Geese Howard

Maria Howard nasceu no seio de uma família de classe média da cidade de Nova Orleans, os Howard. Os Howard são descendentes de imigrantes escoceses oriundos de Aberdeen que se estabeleceram na Louisiana na segunda metade do século XIX.

Tal como a filha, os pais de Maria, Harold e Janice Howard, também atuam no mundo artístico. Eles atuam há muitos anos no teatro Vaudeville[1], e lá se conheceram. Um dos tios de Maria pelo lado paterno, Michael Howard, trabalha como adestrador de cavalos e camelos em circos, tendo trabalhado por alguns anos no famoso circo Ringling Bothers (o autointitulado “o maior show da Terra”). O avô materno de Maria, Robert Olsen, participou da Segunda Guerra Mundial e lutou contra os japoneses no front do Pacífico em locais como as Filipinas, ilhas Marianas, Guam e outras ilhas do Oceano Pacífico, tendo obtido várias medalhas e distinção por seus feitos na guerra.

Pelo visto, ela teve a quem puxar. Os pais de Maria fazem considerável sucesso no cenário artístico do sul dos Estados Unidos, atuando majoritariamente no espaço em estados como a Flórida, o Alabama, a Geórgia e o Mississipi, além do Estado natal deles, a Louisiana. Entretanto, eles nunca quiseram atuar em Hollywood, a despeito de convites para isso. Nunca gostaram do ambiente de lá e das pessoas que lá circulam. Algumas dessas pessoas exalam odor mefítico e eles não têm estômago para conviver com esse tipo de gente, segundo eles próprios.

Juntos, Maria e Rudolf passearam pelas ruas de Nova Orleans por longas horas após o término da apresentação dela, e ao término da estadia de Rudolf nos Estados Unidos, ele prometeu à Maria que voltará a vê-la o mais rápido possível. E se despede dela beijando-a na testa. “Até breve, meu amor”, diz Rudolf à nova namorada.

Depois de conhecer Maria Howard em Nova Orleans, Rudolf von Zanac resolveu tomar uma decisão a respeito da vida dele. Há tempos ele vem levando uma vida dupla: no lado A de sua vida, ele é um artista marcial renomado, mestre em luta greco-romana e kampfrigen[2]. Periodicamente, participa de torneios de artes marciais, nas quais sempre se destaca e por vezes até vence; já no lado B ele é um terrorista membro da organização Schwarze Totenkof e um dos homens mais procurados de toda a Europa.

Na Europa, a casa começa a cair para o lado da Schwarze Totenkopf. Depois de vários atentados em cidades como Salzburgo e outras do norte da Áustria, muitos de seus membros passaram a ser presos e pegaram muitos anos de cadeia. Alguns deles foram até enviados à longínqua Sibéria, para trabalharem no gulag.

Como Rudolf von Zanac era um membro da alta cúpula da Schwarze Totenkopf, seria questão de tempo as autoridades austríacas e as forças de ocupação aliadas na Áustria irem atrás dele e pedirem sua prisão. Então ele, espertamente, abandonou a Schwarze Totenkopf antes que o pior ocorresse a ele e resolveu construir uma nova vida nos Estados Unidos. Era o melhor que ele podia fazer, concluiu o austríaco. Mas não sem antes de se submeter a uma cirurgia plástica que tornou o rosto dele irreconhecível para aqueles que querem capturá-lo.

Do outro lado do Atlântico, Rudolf causa boa impressão nos pais de Maria. Harold e Janice, conforme vão conhecendo Rudolf, concluem que ele é um homem honesto, trabalhador, educado, dedicado no que faz, e estes concluem que ele é a pessoa certa com a qual Maria deve se casar e ter filhos. Outros parentes de Maria também têm boa impressão de Rudolf e logo aprovam a relação dele com Maria. Mas há um parente que, digamos, tem um pé atrás quanto à relação de Maria com Rudolf. É a prima Marjorie, a qual trabalha como adestradora de cães de pequeno e médio porte em circos e teatros locais. Certa vez, ela aborda a prima sobre Rudolf em uma área próxima ao Bairro Francês de Nova Orleans. Marjorie diz que sente que há algo de muito estranho em Rudolf. E não só isso: diz que mais cedo ou mais tarde ele irá deixá-la e trocá-la por outra. “Homens como ele, se não te traem na entrada, te traem na saída”, provoca Marjorie. Maria responde que isso não passa de inveja e dor de cotovelo da parte dela. “Depois não diga que eu não avisei”, Marjorie responde antes de seguir o rumo dela.

Depois de ter apresentado os pais a Rudolf, Maria pergunta a respeito da família de Rudolf. “Quando é que você me apresentar aos teus pais, Rudolf?”, indaga Maria. Rudolf responde que não terá como, visto que o pai dele morreu servindo ao Exército alemão na guerra no front oriental, na batalha em Ržev, e a mãe recentemente morreu vítima de infarto fulminante. Os outros familiares dele, segundo diz Rudolf, não se dão bem com ele, incluindo os irmãos.

Depois de um ano, Rudolf e Maria se casaram, com a cerimônia tendo lugar na Catedral São Luís, uma das principais catedrais católicas da capital do Estado da Louisiana. E, ao contrário do que normalmente ocorre, em que a mulher ao se casar com o marido adota o nome do mesmo, Rudolf, por uma questão de conveniência pessoal, é que adotou o nome da família da esposa como seu.

Grande ironia do destino: Rudolf von Zanac, um homem de vida dupla e nazista inveterado e membro de um grupo terrorista de inclinações ideológicas neofascistas, admirador dos Estados Unidos pela legislação de segregação racial existente nos estados meridionais, no fim das contas se casou com uma cantora de jazz. Um estilo musical que surgiu em comunidades afro-americanas de Nova Orleans na virada do século XIX para o XX. Ah, o amor, o que o amor não é capaz de fazer quando um homem está apaixonado por uma mulher...

Os meses se passaram, um atrás do outro, e Rudolf se estabeleceu em Nova Orleans como um artista marcial que ministra aulas de luta greco-romana e kampfringen. Ele abriu uma academia de artes marciais em Nova Orleans chamada The Art of Fighting, que rapidamente atraiu vários discípulos, e ele se tornando um dos mestres mais renomados do sul dos Estados Unidos. Sempre que tinha algum torneio, lá estava ele para participar do mesmo, não raro levando vários discípulos para disputar campeonatos com ele.

Enquanto isso, Maria descobriu-se grávida de um menino ainda na primeira metade de 1952. Rudolf, obviamente, ficou muito feliz em saber que está para ser pai de um menino, o qual assim que nasceu recebeu o nome de Geese Howard. Ele recebeu este nome porque no dia em que nasceu (21 de janeiro de 1953) uma revoada de gansos migratórios vindos do Canadá cobria os céus de Nova Orleans, muitos dos quais faziam formações que lembram a letra V.

No mesmo ano de 1953, mais precisamente no dia cinco de março, houve uma notícia que deixou Rudolf muito feliz, tendo em vista as suas inclinações ideológicas. Bem longe dali, na União Soviética, Stalin veio a falecer, aos 74 anos de idade. Ele soube por meio da esposa, que por sua vez ficou sabendo da nova por meio do jornal. “Querido, olha só o que acabei de ler aquilo no jornal”, ela diz, mostrando a notícia ao marido. E este pega o jornal para ver do que se trata. Rudolf lê a notícia. “Há, já foi tarde, aquele cretino”, ele respondeu, laconicamente.

O pequeno Geese Howard logo ele se tornou a alegria da família. “Ele não é lindo, Rudolf?”, diz Maria ao marido, enquanto pai e mãe observam o filho, deitado no berço e dormindo como um anjinho, na maior tranquilidade. “Sim, Maria. Ele é o nosso orgulho. Tenho certeza que ele vai crescer forte”, Rudolf responde.

Certa vez, Maria contou ao marido a respeito de uma cidade que ela gosta muito de visitar: Southtown, na Flórida. Ela já esteve por lá em algumas ocasiões para cantar em bares locais, e sabendo do gosto do marido por artes marciais, disse que ele iria adorar Southtown, visto que lá, de tempos em tempos, tem um torneio de artes marciais chamado The King of Fighters (“o rei dos lutadores”), um torneio que atrai muita gente de várias partes da América e até de outras partes do globo, tamanho o prestígio que este tem. Segundo Maria, não é todo ano que há o The King of Fighters. Geralmente, o torneio ocorre a cada dois ou três anos. E Rudolf concorda com isso, visto que um torneio dessa magnitude ter lugar todo ano fatalmente tiraria o encanto dele, e com o tempo viraria “carne de vaca”, a coisa mais comum do mundo.

Os anos se passaram e a família Howard foi a Southtown. Pai, mãe e filho, os três juntos, a passeio. Não havia nenhum The King of Fighters ocorrendo, nem apresentações em bares e restaurantes, nada. Eles apenas foram passar um tempo na cidade para conhecê-la, agora que tem um tempo livre para tal.

Southtown é uma cidade na costa noroeste da Flórida, banhada pelo Golfo do México. O clima é similar ao de Nova Orleans, e é uma cidade bem tranquila e agradável de viver. Tal como ocorre em Nova Orleans e outras partes da região sudeste dos Estados Unidos, fenômenos naturais como furacões e ciclones tropicais periodicamente a flagelam, por vezes causando altos prejuízos em matéria não apenas de dinheiro e infraestrutura, como também de vidas humanas.

Durante os anos da Grande Depressão (1929 – 1939), mafiosos de origem italiana se estabeleceram na cidade, aproveitando-se não apenas da localização estratégica da cidade no Caribe e as rotas comerciais que por ela passam como também a situação de crise que afligiu a cidade com a crise advinda da quebra da bolsa de Nova York, em 1929.

Tais mafiosos não apenas conseguiram estabelecer alguns redutos na cidade e até a controlar bairros inteiros da mesma, como também até mesmo influenciar na política local. Pode-se dizer que à época a máfia é que era o verdadeiro poder em Southtown e o prefeito não passava de uma marionete em suas mãos. Um dos principais mafiosos daquela época era o calabrês Luigi Ferrer del Pietro. No auge da Grande Depressão, o poder do mafioso calabrês era tal que nada ocorria em Southtown sem o beneplácito dele.

Só que com a saída dos Estados Unidos da situação de crise por meio do New Deal e da entrada do país na guerra a situação foi igualmente melhorando em Southtown e o poder dos mafiosos não apenas entrou em decadência, como também foi pesadamente reprimido por uma política de tolerância zero da parte das autoridades locais. Muitos deles foram presos, tomaram penas de vários anos e até morreram no cárcere. Só que, como veremos mais adiante isso não significou o fim da máfia em Southtown.

NOTAS:

[1] Estilo de teatro de origem francesa surgido no século XVIII, muito popular nos Estados Unidos e no Canadá entre os anos 1880 a 1930, que incluía apresentações tais como números de mágica, dança, comédia, performances com animais, acrobacias e outros.

[2] Arte marcial sem armas de origem germânica que remonta ao período medieval.

1 Comentários

  1. Temos o desenrolar da história de amor entre Maria e Rudolph, que resultou no nascimento.de Geese Howard, um dos personagens principais dessa saga.

    Parabéns!

    ResponderExcluir