Loading....

Os irmãos Stroheim - Geese Howard e Wolfgang Krauser (capítulo XIX)

 

                                             Capítulo XIX - Quem é o Mister Karatê? (parte II)

Embora fosse um lutador muito poderoso e a despeito de todo seu poder e influência em sua cidade natal, Geese ainda não logrou conquistou toda Southtown. Almejando a conquista total de sua cidade natal, ele, no ano de 1979, em conversa com Mister Big, após muito pensar, tem uma ideia não apenas para concluir a conquista total de Southtotwn, como também para recrutar mais pessoas para as fileiras dele: promover uma nova edição do torneio “The King of Fighters”.

O torneio “The King of Fighters” era um torneio muito popular em Southtown nos anos 1950 e 1960, incluindo no período em que o pai de Geese e Krauser morava em Southtown, mas que depois de um tempo, por questões de patrocínio, deixou de ser realizado, principalmente depois que a máfia passou a dominar Southtown. O último desses torneios foi realizado em 1968, tendo sido vencido pelo pai de Mister Big, Victor Big.

Também influenciou no fim do torneio The King of Fighters original a ausência de Rudolf Howard, o rei dos lutadores daquela época, das últimas edições. Rudolf era um dos lutadores mais queridos pelo público, e desde então se tornou uma lenda em Southtown por sua habilidade marcial e por suas vitórias no torneio The King of Fighters.

Geese garante a Big que o The King of Fighters que ele organizará será o torneio mais memorável de todos os tempos, e que será motivo de honra e orgulho para Southtown, além de assunto para livros de história futuros. O torneio será tão incrível, mas tão incrível, que será objeto de comentários das pessoas por muitos anos após sua realização. Um marco na história de Southtown, o mafioso garante.

Na noite do mesmo dia, pouco antes de dormir, Geese pensa no pai dele. A imagem dele vem à mente de Geese, e este solta um comentário. “Mas que ironia do destino. Eu realizando um torneio que carrega a alcunha que o meu pai tinha aqui em Southtown...”, diz o senhor do submundo do crime de Southtown. Por um breve momento, ele demonstra um pouco de compaixão pelo homem que um dia foi o herói dele.

É o primeiro “The King of Fighters” realizado em Southtown em muitos anos. Os saudosistas do torneio, obviamente, ficam muito alegres com a novidade. Poder reviver as memórias do velho torneio, e de quebra mostrar às novas gerações o quão incrível ele é por meio do novo torneio. Um torneio que reúne a nata dos lutadores de Southtown. Só os melhores e mais habilidosos terão vez no torneio.

Outros, no entanto, sentem que Geese está armando alguma tramoia por meio do torneio. E entre eles, Ryo Sakadzaki. O filho de Takuma participou do torneio a convite de Geese, e aceitou participar do torneio como uma forma não só de testar sua força de combate, como também de vingar o sequestro de Yuri no ano anterior.

Outro que também topa participar do torneio The King of Fighters é Mister Big. Essa é a oportunidade de ouro que ele tanto esperou para poder enfim reaver a velha posição dele de chefão único e inconteste da máfia local. O momento que ele tanto espera desde que Geese o destronou anos antes. “Eles vão ver, o Geese vai pagar caro por sua ingenuidade. A se vai! E eu, Mister Big, voltarei a ser o senhor de Southtown!”, pensa Big. O australiano começa a imaginar em seus devaneios ele enfrentando Geese, o derrotando e o matando.

DEVANEIO

É a final do torneio The King of Fighters. Geese contra Mister Big. “Chegou a hora da revanche Geese”, diz Big ao filho primogênito de Rudolf Howard (Stroheim). Geese está preparado para este momento. Ele já imaginava que mais cedo ou mais tarde Big iria se virar contra ele e querer a posição dele de volta.

Os dois se enfrentam, e após uma longa luta, Big vence Geese. “Você vai pagar caro por tua ingenuidade, Geese”, diz Big ao loiro. Ao fim e a cabo, Big vence e mata Geese, e assim retoma sua posição de chefão da máfia de Southtown. Com direito a Big renomeando a Geese Tower de Big Tower e olhando para a cidade no último andar da Big Tower.

FIM DO DEVANEIO

Muitos outros lutadores também participam da edição 1979 do torneio The King of Fighters, entre eles a garçonete francesa King (a qual almeja ganhar o dinheiro como forma de pagar uma cirurgia para o irmão mais novo), o taiwanês Lee Pai Long, o ninja japonês Eidži Kisagari, Takuma Sakadzaki (sem o disfarce de Mister Karatê e com a intenção de se redimir como mestre do estilo Kyokugen), o boxeador Mickey Rogers, entre outros lutadores.

Para o azar dos malfeitores, Tanto Big nas semifinais quanto Geese na grande final foram vencidos por Ryo. Geese tentou seduzir Ryo para juntar a suas fileiras das mais diversas formas. Prometeu a Ryo, por exemplo, que teria o salário que ele quisesse. Mas Ryo manteve-se firme, não foi seduzido por Geese e ainda por cima afirmou que com ele não fará as mesmas chantagens feitas com o senhor Takuma Sakadzaki. Em outras palavras, que Ryo jamais será o Mister Karatê II.

No fim das contas, os dois se enfrentam no topo da Geese Tower. Após uma luta acirrada e disputada, Geese foi vencido e o senhor da máfia de Southtown terminou o torneio de mãos vazias.

Após a derrota para Ryo, Geese, sabendo que Jeff Bogard pretende derrubá-lo por meio da exposição de suas atividades criminosas, vai ao Japão e fica por lá durante um tempo.

FIM DO FLASHBACK

Em especial após a morte de Jeff Bogard e com o passar dos anos 1980, o poder de Geese em Southtown foi crescendo e se consolidando. De tal modo que Geese é o poder por trás do trono em Southtotwn, e os prefeitos de plantão nada mais que os testas-de-ferro dele.

Bem, quase todos eles, exceto um: Tony Villeneuve. Villeneuve foi eleito pelo voto popular prefeito de Southtown em 1986, e em 1987 ele foi empossado prefeito. À medida que o tempo passou, ele resolveu mostrar suas garras. Chegou até a falar em acabar com o poder da máfia e restaurar a normalidade institucional de Southtwon, além de investigar a morte de Samantha Powell Johnson e livrar a cidade do flagelo da droga que vem da Colômbia e de Southtown se espalha para outros pontos dos Estados Unidos. O flagelo da droga em Southtown é tal que parte considerável da população da cidade caribenha está viciada em narcóticos como a cocaína e a heroína. E que em Southtown, em áreas mais afastadas do centro da cidade, podem ser vistos drogados que perambulam pelas ruas cujo aspecto lembra o de um zumbi.

Villeneuve passou a querer se livrar do poder de Geese, da mesma forma que antes dele Ethan Rosenberg quis fazer o mesmo em relação a Frank de Cesaris muitos anos antes. Mas Geese logo percebeu a intenção dele e rapidamente tratou de cortar as asinhas dele. Dias após a última discussão entre Geese e Villeneuve, este apareceu morto em decorrência de um acidente de carro nos subúrbios de Southtown. Acidente, similar àquele que ceifou a vida de Ronnet Sakadzaki, esposa de Takuma Sakadzaki e mãe de Ryo e Yuri Sakadzaki.

E assim a máfia deu um recado bem claro: todo aquele que se atrever a desafiar o poder da máfia reinante em Southtown terá o mesmo destino que o infeliz Tony Villeneuve teve.

Perante a população, Geese criou uma imagem de empresário bem-sucedido, que passou por várias agruras desde pequeno, desde que o pai dele o abandonou quando ainda era muito pequeno e superou todas essas agruras, conquistou tudo e chegou aonde chegou graças ao mérito e esforço dele, e hoje é um dos homens mais ricos de Southtown.  Resumindo a ópera, o morador de rua que construiu com um arranha-céu de 50 andares no meio de Southtown. Um homem que fez a si mesmo, verdadeiro meritocrata.

Geese também cultivava perante a população uma imagem de forasteiro da política de Southtown, que deplora não apenas a classe política local, como também que não se mistura com essa gente podre e corrupta. Claro, ocultando ao mundo que ele é o poder por trás do trono, a eminência parda, da política de Southtwon. Assim, Geese logrou conquistar considerável apoio e simpatia do povo de Southtown.

Mas, desde que o mundo é mundo, ninguém agrada a todos. E Geese não é a exceção que confirma a regra. Grupos políticos locais, ainda que timidamente, tentam expor ao mundo as atividades criminosas de Geese. Acusam Geese de ter sido o mandante do assassinato de Samantha Johnson Powell, acusação essa que Geese afirma serem ridículas. E mais a questão envolvendo Jeff Bogard.

Há grupos políticos que fazem oposição a Geese sob a alegação de que ele destruiu a democracia e a política institucional em Southtown e que Southtown deve voltar a ser uma democracia como “nos bons e velhos tempos” de antes de a máfia tomar conta da cidade caribenha. Uma defesa abstrata da democracia, sem levar em consideração que tipo de democracia havia em Southtown antes do surgimento de figuras como Frank de Cesaris, Mister Big e Geese Howard. E que essa mesma democracia já estava apodrecida desde as fundações antes mesmo de a máfia tomar conta de Southtown.

Esses mesmos grupos, geralmente ligados ao Partido Democrata dos Estados Unidos, não raro procuram instrumentalizar eventos como o da morte trágica de Samantha Powell Johnson para fazer a política torpe e rasteira deles e ai na legislação seguinte ganham um cargo na Prefeitura, outro na Câmara local e por ai vai.

E há também aqueles que não engolem Geese por conta de questões pessoais. Como é o caso da jovem nipo-americana Blue Mary. A família de Blue Mary por muito tempo esteve envolvida não apenas com artes marciais, como também com a aplicação da lei. E mais uma história relacionada a Geese Howard: o avô dela é ninguém menos que o mestre de džudžitsu Tatsumi Suō. Geese foi um de seus pupilos. Mas ao saber que Geese não apenas desgraçou o antigo estilo dele, como também se envolveu com o submundo do crime de Southtown, Tatsumi se recusou a dar continuidade ao treinamento. No fim, Geese tratou de dar um fim nele.

O crescente poder e prestígio de Geese atraiu a atenção dos órgãos e agências de inteligência dos Estados Unidos, ainda mais visto que Southtown é um dos principais pontos de entrada da droga produzida na Colômbia para os Estados Unidos. E um dos que investiga Geese é o oficial do exército dos Estados Unidos Charlie Nash.

Por meio de seu companheiro de exército William Guile, chegaram a Nash notícias a respeito de possíveis ligações de Geese Howard com o barão da droga colombiano Pablo Escobar. Suspeitas essas que já pairavam sobre Geese desde a época do assassinato de Samantha Powell Johnson. “Veja só o que encontrei a respeito do Geese, Charlie”, diz Guile. “Mas isso é gravíssimo, Guile! Precisamos fazer alguma coisa!”, responde Nash.

Nash enviou um de seus agentes, Richard P. Clay, a Southtown para investigar Geese e as ligações dele com Pablo Escobar, mas em questão de pouco tempo ele foi descoberto e morto com requintes de crueldade pela máfia local. Richard foi morto para servir de exemplo. Um exemplo do que acontece a todos aqueles que resolvam desafiar o poder da máfia de Southtown.

1 Comentários

  1. Geese realmente é um caso a ser estudado.

    Se até com o icônico Pablo Escvobar ele se envolveu, fico a me perguntar qual o limite para ele?

    ResponderExcluir