Loading....

Clássicos MINDSTORM -Tributos -Artigo 2



Tributo 02  


 



 

O universo dos Blue

 Reds: um universo

único e em constante

 expansão!


Olá, amigos do blog!

Saudações jirayrideranas!

Após o artigo de estreia sobre os NeoChangeman, no presente artigo, vamos falar sobre um universo autoral   que começou meio que, de forma despretensiosa por um jovem talentoso escritor mas, que cresceu de tal forma que , o que parecia ser uma brincadeira se tornou algo relevante tornando-se uma obra muito interessante e que os leitores não podem deixar de conferir :

Estamos falando do universo dos Blue Reds, do grande fictor e meu amigo, o carioquíssimo e cruz-maltino  Artur Shadow Moon.

 

Tudo começou lá em 1996, quando Artur, estudante e fã declarado das séries tokusatsus (em outras palavras, aa séries dos  super heróis japoneses que passavam  na extinta Rede Manchete  como Jaspion  ChangemanJiraiya e outros) decidiu juntar elementos dessas séries, principalmente de Jiraiya, mesclando elementos cômicos do Chapolin Colorado , com as características marcantes  de pessoas de seu núcleo de relacionamento estudantil.

Dessa interessante e inusitada combinação, surge icônica obra intitulada “Blue Red Higth Tech, O Herói Meteorológico” .

 



  





A história narra as aventuras de uma dupla de amigos Paulo Neno e Guilherme , transformados de uma hora pra outra (sem qualquer tipo treinamento, por um mestre ninja chamado Chaves Nebuloso) respectivamente em Blue Red Higth Tech e Green White.

Obviamente, que  a nova dupla de heróis iria se meter em muitas e hilariantes confusões.

Lutando contra as armações do senhor Newton, “o tinhoso” (e tudo o que é  “oso”, menos gostoso) e seus capachos, os BAD BOYS , nossos heróis se deparam com as situações mais cômicas e absurdas possíveis que certamente te levarão à uma crise de riso involuntário , não que há muito tempo , tenho certeza que vocês, meus queridos leitores não experimentavam .

Tantos os vilões, quanto os aliados que vão surgindo  são muito hilários .

Destaque ainda para a aparição no meio da série dos “ Anjos Malditos”, um outro grupo de vilões tão malucos e hilários quanto o senhor Newton e os  BAD BOYS.

Dentre os “Anjos Malditos”, temos o indefectível Urubu Galáctico , cuja a marcante participação gera momento muito bacanas e engraçados com direito a muitos “ POOOOOOWS!!!!!”

 

Após alguns anos da produção dessa icônica saga, que em 2000, passou por um processo de revisão sofrendo   adaptações, ganhando a roupagem  definitiva, Artur Shadow Moon, resolve criar uma continuação de sua história.

Surge então, “ Indian@ Nummer e Blue Red Mon. A Pedra do Poder".

 

 


 

Na história, após os eventos de Higth Tech , o geológo “ gaúchão metido a machão”, Indian@ Nummer, é elevado pelo guru galáctico, Kyoda Valente  à condição de  “Guardião das Galáxias”.

 Com a ajuda de Paulo Neno,  o antigo Blue Red Higth Tech, agora chamado de Blue Red Mon, do guerreiro Tigrão e dos integrantes do GEP  (Guerreiros Estúpidos e Patetas), o gaudério machão, apreciador de um bom chimarrão, enfrenta as forças de Lord Cálix e seus vassalos , vindos do Planeta Moho , formando do o Império Landsat, cujo o principal objetivo era dominar e extrair todas as reservas da pedra sodalita, responsável pela manutenção da vida dos landsatânicos e que só estava disponível em nosso planeta .

Até a metade da série, é mantida a mesma pegada cômica de Blue Red Higth Tech, com capítulos hilários .

No entanto, com o passar dos episódios e a entrada do personagem Allan Dellon, um fugitivo do Planeta Moho e que, futuramente daria vida ao terceiro Blue Red, a saga sofre uma mudança  significativa de rumos, ganhando ares dramáticos com muita ação suspense e um final de tirar o fôlego .

Destaque ainda para o time  de vilões carismáticos, muito loucos  e muito bem construídos pelo Artur

Sem citar nomes (muitos deles, hilários), trata-se de um capitulo a parte que abrilhanta a saga.

É bom frisar que, “ Indian@ Nummer e Blue Red Mon. A Pedra do Poder”, é leitura obrigatória e fundamental  para a compreensão do “ Universo dos Blue Reds”, pois ela serve de elo entre as histórias,  marcando também, o início da guinada de Artur Shadow Moon em direção às histórias de conteúdo mais dramático como pode ser lido em “Blue Red SN. A saga dos Exxons” e por fim, “Blue Red Dike. The Mantle Warrior" .

Por falar em “Blue Red SN. A saga dos Exxons”, temos aqui a maturidade criativa de nosso querido autor.

O seu primeiro  “ best-seller"!

 

 


 

Uma história dramática, tensa e densa , com muita ação, emoção e cenas fortes de fazer qualquer marmanjo derramar grande quantidade de suor pelos olhos .

Após os eventos narrados em “Indian@ Nummer e Blue Red Mon”, a Terra sofre um grande abalo geológico e sísmico, unificando novamente os continentes, sendo chamada de Neo Pangea  pelos sobreviventes.

Nesse contexto, o landsatânico  Allan Dellon se torna o Blue Red SN, (através do poder da turmalina) o novo Guardião das Galáxias e se casa com uma terráquea.

Dessa união, é gerado  Leus AutoCads, que seria a matriz de uma nova civilização: Os Exxons.

No entanto, inocentemente, Allan Dellon comete um erro que lhe custaria muito caro.

Ao confiar em três anciães que se  diziam fugitivos do Planeta Moho e das forças de Lord Cálix, mas que na verdade, eram sacerdotes de uma seita secreta com intuito malignos , Allan Dellon viu sua vida mudar radicalmente.

Numa trama maquiavélica,além de ter a sua esposa morta , o seu filho foi sequestrado cuja as  células, além de criar  uma nova civilização denominada de Exxons,  deu origem a uma energia Elemental maligna chamada de Mohirrak que, absorvendo  os corpos de dois dos três sacerdotes,  se transforma num poderosíssimo vilão.

Para quem acompanhou nos saudosos tempos da Manchete , a dramática saga de Issamu Minami, o icônico  Black Kamen Rider  e a sua luta para tentar salvar o seu irmão de criação Nobuhiko Akizuki das garras dos Górgons , já tem uma ideia do que vem pela frente, em proporções muito maiores , eu diria...

Além de defender a Terra e tentar proteger os terráqueos sobreviventes e os remanescentes landsatânicos, que vieram para a Terra e que eram brutalmente perseguidos e massacrados pelos Exxons, que dominaram a superfície,  sendo que, em muitos casos eram levados para martírio no Maracaneu (antigo Maracanã) diante de uma turba enlouquecida , obrigando-os a se refugiarem nas cavernas e nos subterrâneos da crosta, Alan Dellon, o Blue Red SN teria que fatalmente lutar contra seu filho, Leus Autocads.

Se com o Issamu já era algo complexo, imagine com Dellon?

A tristeza e a amargura de Allan Dellon salta aos olhos e nos emociona em muitas ocasiões.

O momento que seu filho entra em ação, agora transformado no terrível Dark Geo e o desafia , é o ponto alto da saga ,que anteriormente teve Evil Snake como principal vilão antagonista.

É nesse clima sombrio que a essa trama maravilhosa se desenvolve e nos surpreende.

Destaque ainda para as participações de Tigrão, Green Hope, Xungli e Zé Bird , que formaram a melhor equipe  de apoio de todo o universo dos Blue Reds, equipe esta que foi mantida em Dike.

Menção honrosa para as participaçãoes especiais do Esquadrão Tectus, uma equipe especial de professores e geólogos que ajudou SN e sua equipe em muitas ocasiões, e também do cientista ciborgue Lanthys, sua esposa Marinny e sue fiel cão, o Porcosatsu (uma homenagem a outro grande autor  fic, o o nosso querido Lanthys Lionheart, autor de grandes obras fics, destacando o Esquadrão Relâmpago NeoChangeman e os Cho-Senshi Niporangers, cujas a sobras serão abordadas em outros artigo) e da ninja Samar Rei.

Os dez últimos episódios, por sua vez, são algo muito bem escritos, de se tirar o chapeú ,saltando aos olhos na  já enorme  qualidade  textual de Artur Shadow Moon, um autor ímpar com a incrível capacidade de, em poucas palavras, nos fazer rir, chorar , sentir medo e angustia , num só capítulo.

Ao final da saga , SN profere uma frase emblemática que reflete bem o espírito da série: “Nunca uma vitória foi tão triste. Salvei o universo, mas perdi minha vida !

 

Finalmente, chegamos a última saga publicada do universo dos Blue Reds,  finalizada recentemente , chamada de “Blue Red Dike. The Mantle Warrior”.



 

 

 
Forma básica de Dike, arte de  Tiago Dutra
 

Com uma proposta  inovadora e completamente diferente das séries antecessoras, em Blue Red Dike , Artur Shadow Moon, resolve ousar, nos presenteando com uma série  cheia de  nuances surpreendentes.

De personalidade forte, arrogante e em alguns aspectos violenta e rude, apesar de ter um grande senso de justiça e um coração bom, o  protagonista da saga, o   investigador  James Dutron, que fazia parte da equipe de Allan Dellon, o Blue Red SN (apresentado aos leitores no épico crossover feito em parceria com Lanthys Lionhearth, que une o universo dos Blue Reds com os Niporangers (de autoria de Lanthys) na fantástica “ Batalhas das Eras”) dá vida ao complexo, polêmico  e denso Blue Red Dike, um Blue Red diferente dos demais em vários aspectos, a começar pela forma com que se tornou um Blue Red.


 

Crossover "A Batalha das Eras" unindo os universos dos Blue Reds com os NipoRanger, de Lanthys Lionheart).


Ao invés de receber o poder por um guru das galáxias como o Kyoda Valente, Dutron, ao investigar violentas mortes, no setor K  determinado setor de Neo Pangea, (antigo Rio de Janeiro) se vê cercado por estranhas criaturas que se denominavam de SBROMs, que posteriormente se descobre que na verdade se chamam MORBs; que o atacam buscando uma misteriosa “chave”.

Porém, um abalo sismico atinge o local

O fenômeno de vulcanismo fissural ocorre e lavas basálticas são emanadas e começam a corroer e recobrir o corpo de James. Ao mesmo tempo, um misterioso cinto com uma pedra poderosa  (a olivina) surge e se insere no corpo do policial.

Uma grande explosão ocorre e do meio das lavas basálticas, surge um gladiador misterioso e imponente auto-denominado Blue Red Dike, The Mantle Warrior. 

Além de não saber lidar com essa nova realidade, Dutron passa a tomar atitudes polêmicas que criam uma ojeriza e antipatia geral em relação à sua pessoa, cabendo  a Allan Dellon, o Blue Red SN ,a árdua  missão  colocá-los nos trilhos de um modo “sui generis” mas, necessário para que Dutron seguisse o caminho do bem.

Com a ajuda da equipe de SN , que são os mesmos personagens da saga anterior ,(Tigrão, Green Hope , Xungli e cia) acrescentada pelo cientista  Doutor Corwell e Acire Savat , a namorada de Dutron, também chamada BR Girl , Dutron, o Blue Red Dike, inicia a sua batalha contra os SBROMs/ MORBs, que são terríveis  vilões  que matam sem piedade quem encontrasse pela frente, em busca dessa tal “ chave” que, ao que tudo indica  está relacionada, de alguma forma, aos poderes de Dike, que a cada evolução de sua armadura se tornava mais forte e também mais violento e brutal.

Qual será o destino de Dutron?  

Sem dar spoilers, posso dizer que , a exemplo do que ocorreu em SN, impossível não se emocionar com o desfecho da trama.

Sugiro , uma boa quantidade de lenços...

 

Se em HigthTech , o clima era de comédia pastelão, e Indian@ Nummer e Blue Red Mon , manteve-se nesse clima até metade da série , mudando para uma saga  com muita ação e suspense ; SN  se tornou uma saga dramática do começo ao fim e agora , Dike , tem uma característica que mescla suspense e terror, bem ao estilo “ gore”.

Ou seja, ao acompanhar com atenção todo esse rico universo autoral , conseguimos vislumbrar a genialidade de um talentosíssimo  autor muiti-facetado e polivalente, que com maestria , consegue passear por todos os estilos , com um texto curto , objetivo mas, no entanto, assertivo e muito bem escrito .

Esse autor chama-se Artur Shadow Moon.

Com o fim de Blue Red Dike, segundo o autor, teremos novidades em breve.

Algumas já em curso , como o Spin-Off “Crônicas do Tigrão”, importantíssimo e personagem fundamental, desse maravilhoso universo criado,  presente desde a obra “Indian@ Nummer e Blue Red Mon” ,onde tenho a honra de ser o co-autor.

Crônicas do Tigrão ,feito em parceria com Jirayrider

Mas, a grande novidade virá logo em seguida.

O Universo dos Blue Reds teráum novo representante ...

Eis, que Blue Red Crystal, a primeira Blue Red feminina, será a heroína da vez!

Pelo ineditismo da proposta, tal qual as quatro obras anteriores , Blue Red Crystal, promete trazer novas e fortes emoções.


Blue Red Crystal, o próximo trabalho de Artur Shadow Moon 

     Arte: Norberto Silva


Conhecendo a fundo os trabalhos anteriores, tenho a certeza absoluta que o nosso querido Artur Shadow Moon, usando e abusando do seu grande talento e genialidade, nos presenteará com mãos um trabalho icônico e emblemático !

 

Blue Red Dike encontra-se disponível no blog da Mindstormpro descrito abaixo:


Saga Blue Red Dike

Blue Red Dike

 

As sagas anteriores  estão disponíveis no formato de E-book na sessão  Biblioteca Mindstorm” (https://mindstormpro.blogspot.com/p/biblioteca-mindstorm.html?m=1) e dentro do menu dedicado a Blue Red Dike,na sessão “Obras Publicadas”.

Segue os link:

https://mindstormpro.blogspot.com/2017/08/a-saga-blue-red-esta-de-volta.html?m=1

 

Não deixem de conferir esse grande trabalho desse magnífico autor !

Eu,o Jirayrider, li e recomendo a leitura!

Um forte abraço a todos!

Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

 

 

 


0 Comentários